quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Mesa em Mosaico - Arte Repaginada


Reformando uma Mesa


Oi pessoal, há alguns dias atrás, uma cliente entrou em contato, pois decidiu ela mesma, dar uma cara nova a mesa antiga da cozinha, então comprou material e começou o trabalho, porém, não deu certo, então ela entrou em contato comigo para que eu terminasse a mesa.

Havia muitos erros no trabalho da cliente, a solução foi retirar tudo e começar do zero! sim.. com a devida autorização da cliente fotografei tudinho e farei um passo-a-passo bem legal para quem quiser se aventurar pelo mundo do mosaico.. é fácil gente... requer paciência..só isso... vamos ao pap???

A Mesa chegou aqui assim:

As pastilhas estavam coladas com a tela, mesmo nas bordas.
Num trabalho circular, onde o espaçamento varia de acordo com a posição das pastilhas, não dá para utilizá-las na própria tela, é preciso soltar uma a uma . 



Retirando as Pastilhas:

Aqui comecei a arrancar as pastilhas, tinha muita mas muita cola mesmo, excesso de cola é desnecessário, além de demorar a secar, a cola pode sujar demais as pastilhas dando mais trabalho ainda para limpá-las depois.




Aqui a cliente colocou uns palitinhos de dente, talvez como uma forma de obter distâncias exatas, mas no caso de uma circunferência não dá para trabalhar com espaçadores, bem não é que não dá..... mas a adequação das distâncias variam de acordo com o desenho ...só trabalhando mesmo para ver e entender melhor (isto para quem ainda não fez trabalhos assim tá gente? cada um tem uma maneira peculiar de usar materiais). Palito de dente não é espaçador ideal, nas lojas de material de construção você compra os espaçadores em diversos tamanhos, eles são vendidos em saquinhos e são baratinhos..




Quase quase tudo retirado....



Uma vez o tampo livre das pastilhas vamos limpar geral........

Havia tanta cola, que o processo de lavagem das pastilhas foi feito 6 vezes....isso mesmo !!!! 6 vezes até que a água saísse limpinha...










Toda a tela retirada das pastilhas:





 Secando as Pastilhas:





Lavando a Mesa:

Água e Sabão e Força no esfregão......



Mesa Limpinha....

Na foto não dá para ver mas tem um verniz sobre o tampo, a cliente havia colado as pastilhas sobre o verniz, não dá uma boa aderência, então, precisamos tirar o verniz!









Agora ....LIXAR!!!!!!





Uma vez lixada, o processo seguinte foi achar o centro da mesa e traçar as linhas conforme desejado, ou seja, nessa parte, depende do que você quer fazer.... Então você verá o traço riscado no tampo da mesa mas já com as bordas coladas...






















E dando seguimento ao trabalho....









 Rejuntando...






 Mesa Pronta:



Cliente Feliz!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário